Não é de hoje que a disputa política entre PT e PDT muda o rumo de uma eleição no Brasil, visto o que aconteceu nas eleições de 2018, onde a disputa entre Lula e Ciro, contribuiu significativamente para a vitória de Bolsonaro para presidente do Brasil. O mesmo cenário político daquela época, está sendo repetido neste de ano de 2022 no Ceará.
Após a decisão do PDT de escolher Roberto Claudio para concorrer as eleições de 2022 para governador do Estado do Ceará, o PT anunciou neste domingo (24), Elmano Freitas como seu candidato para disputar as eleições. A decisão do PT aconteceu após o PDT não apoia a candidatura da atual governadora Izolda Cela, que estava sendo apoiada por Camilo Santana. Apesar dos candidatos escolhidos terem um histórico político no Estado do Ceará, a decisão de ambos os partidos pode trazer uma reviravolta surpreendente para a disputa eleitoral no Ceará neste ano de 2022.
Essa reviravolta seria a vitória do candidato Capitão Wagner (União), que até então não estava tão cogitado para ganhar as eleições de 2022, e diante do confronto laçando entre PT e PDT, ele pode acabar ganhando força em sua campanha política. O confronto entre PT e PDT no Ceará, pode acabar repetido no Estado o que aconteceu nas eleições para disputar da presidência do Brasil no 2018, onde o confronto entre Ciro e Lula ajudou na vitória de Bolsonaro que na época era candidato pelo PSL. A mesma historia está se repetido neste ano de 2022 no Ceará, a falta de dialogo entre os partidos e a sede de poder, pode acabar traçando um novo rumo na história política do Estado.
Enquanto os partidos de grande influência politica no Ceará, estão disputando quem vai mandar mais ou menos, o candidato do União Brasil trabalha de forma silenciosa e estratégica em busca de apoio político. Durante o confronto entre PT e PDT, Capitão Wagner conseguiu fecha aliança com o PL e ganhou mais tempo de horário eleitoral gratuito. Parece que o Capitão aprendeu bastante coisa com suas derrotas politicas no Ceará, e desta vez está sendo mais estratégico, em vez de confronto, está buscando dialogo e apoio politico, e isso pode garantir sua vitória como Governador do Ceará em 2022.
Ainda é cedo para se chegar a uma conclusão sobre o assunto, mas o rumo que as coisas estão tomando no estado, pode nos levar a uma decisão que não vai agradar a todos os Cearenses.
Por Redação Ceará Alerta