Nesta terça-feira (31/10) o CSBH do Rio Banabuiú realizou sua 24ª Reunião Extraordinária para discutir e deliberar sobre a liberação de água do Sistema Fogareiro-Quixeramobim para a perenização do Trecho 2 do Rio Quixeramobim (entre os açudes Quixeramobim e Banabuiú) com distância aproximada de 32 Km.
A pauta da reunião atende a uma manifestação de comunidades ribeirinhas do referido trecho do Rio Quixeramobim para o atendimento de múltiplos usos.
O presidente da FUNCEME, Eduardo Sávio, fez uma apresentação sobre a tendência para 2024 e deixou muito claro a possibilidade de El-Nino para o próximo ano. A COGERH fez apresentação dos parâmetros operacionais do sistema e com base nos dados a plenária do comitê aprovou por consenso a liberação de água do açude Fogareiro de uma vazão na ordem de 1.000 l/s durante um período de 45 dias o que corresponde a um volume de 3.990.000 m3, em caráter de transferência para o açude Quixeramobim.
Em relação ao açude Quixeramobim a deliberação do colegiado foi de uma liberação de 500 l/s durante 45 dias o que corresponde a um volume de 1.990.000 m3, para a perenização do trecho 2 do rio Quixeramobim
Mesmo tendo sido aprovado por consenso, representantes do município de Boa Viagem e moradores da região do Fogareiro protestaram contra a liberação, e demonstraram preocupação com relação ao cenário de El-Nino em 2024, que caso se concretize essa água liberada poderá fazer muita falta nos próximos anos.
Texto: Ceará Informa