SUPER CONQUISTA PARA O MUNICÍPIO!
Em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, acaba de garantir uma conquista histórica e receberá um Porto Seco diretamente ligado à Transnordestina.
O Porto Seco que será construído em Quixeramobim está diretamente ligado à Transnordestina, já que a ferrovia conta com 1.209 km de extensão em linha principal e começa em Eliseu Martins, no Piauí, com término no porto do Pecém, no Ceará, passando por Quixeramobim e Quixadá, as duas maiores cidades do Sertão Central.
O Porto Seco de Quixeramobim será da Value Global Group, com atuação nos Estados Unidos, na China e no Brasil. O investimento é privado, com contrapartida do município para concessão do terreno.
Em audiência pública realizada em Quixeramobim, o CEO da empresa, Ricardo Azevedo, informou que o assunto começou a ser tratado pela corporação há cerca de quatro anos. Em contato com o Governo do Estado do Ceará, o Executivo Estadual apresentou três sugestões de municípios para a Operação de Porto Seco: Iguatu, Missão Velha e Quixeramobim. Dos três, apenas Quixeramobim, há dois anos, demonstrou interesse.
Com 150 hectares de área (1 milhão e 500 mil metros quadrados), Ricardo enfatizou que o Porto Seco beneficiará não só a cidade, mas toda a macrorregião em que está inserido. Para efeito de comparação, o Estádio Castelão, em Fortaleza, possui 25 hectares.
A operação em Quixeramobim, de acordo com o CEO, “já está garantida com todos os órgãos”, pois o município “mostrou a demanda”. “Então, a própria demanda deles justificaria uma operação de Porto Seco […] A gente faz a construção de acordo com a característica da carga e de acordo com a característica da rodovia”.
Há 25 Portos Secos no Brasil, conforme a Receita Federal, no Rio Grande do Sul (6), São Paulo (6), Paraná (3), Santa Catarina (2), Amazonas (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Mato Grosso do Sul (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (1), Pernambuco (1) e Rio de Janeiro (1).
Créditos: Diário de Quixadá e Repórter Ceará.