O empresário e apresentador Silvio Santos faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia causada por infecção pelo vírus da influenza (H1N1). A informação foi confirmada pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele estava internado.
Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, foi um dos nomes mais marcantes da TV brasileira, à frente do “Programa Silvio Santos”, que ele comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), fundado em 1981. Sua carreira de sucesso começou nas ruas do Rio de Janeiro, onde trabalhava como camelô e locutor de rádio antes de se tornar uma das maiores personalidades da mídia no país.
Internado no Hospital Albert Einstein em 18 de julho de 2024 para tratar de uma infecção por H1N1, Silvio recebeu alta dois dias depois, mas voltou a ser hospitalizado em 1º de agosto para passar por exames de imagem. Nascido em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, Silvio era filho de imigrantes judeus e o mais velho de cinco irmãos.
A carreira de Silvio Santos começou como camelô, vendendo canetas e capas de plástico para títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro. Aos 18 anos, serviu o Exército e, nos domingos, trabalhava como locutor de rádio. Sua primeira grande oportunidade surgiu em 1954, quando assinou contrato como locutor da Rádio Nacional de São Paulo. Em 1958, assumiu a empresa Baú da Felicidade, que se tornaria um dos pilares de seu império empresarial.
Sua estreia na televisão aconteceu em 7 de fevereiro de 1960, com o programa “Hit Parade” na TV Paulista. Em 1962, passou a apresentar o “Vamos brincar de forca“, na mesma emissora. Silvio Santos consolidou sua presença na TV brasileira com a criação do SBT em 1981, onde programas como “Qual é a Música?”, “Show de Calouros” e “Porta da Esperança” se tornaram grandes sucessos.
Além de apresentador, Silvio também tentou a carreira política. Em 1989, anunciou sua candidatura à Presidência do Brasil, mas teve sua candidatura indeferida pelo TSE. Em 2001, sua filha Patrícia foi sequestrada, e Silvio também foi feito refém pelo sequestrador, sendo libertado após negociação com o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Silvio Santos foi casado com Íris Abravanel desde 1978, com quem teve quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa duas filhas do primeiro casamento, Cíntia e Silvia.
A perda de Silvio Santos marca o fim de uma era na televisão brasileira, deixando um legado imensurável na cultura e na mídia do país.
Fonte: G1 CE.