Fundador de facção criminosa do Acre é preso em Fortaleza após meses foragido.

Antônio Dayvit Mianne de Castro Lima, de 41 anos, foi preso nesta quarta-feira (13) em uma operação conjunta dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos do Acre (MP-AC) e do Ceará (MPCE). O homem, que estava foragido desde abril de 2023, é apontado como um dos fundadores de uma facção criminosa que atua no estado do Acre.

A prisão ocorreu quando Lima saía de sua residência no bairro Barroso, em Fortaleza. O Ministério Público do Acre informou que o suspeito ocupa uma posição de destaque na organização criminosa, que foi fundada, curiosamente, no dia do seu aniversário, 12 de junho. Desde sua fuga do Acre, ele vinha utilizando estratégias sofisticadas para ocultar sua localização e identidade, após romper o monitoramento eletrônico que o mantinha sob vigilância.

Durante a abordagem do Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque) do Ceará, Lima tentou retornar para casa e se desfazer de alguns pertences, incluindo um celular, que acabou sendo apreendido pelos policiais. Ao ser detido, ele ainda apresentou um nome falso, Raife de Souza Silva, mas acabou identificado pelas autoridades e levado sob custódia.

Lima foi condenado a quase 60 anos de prisão por crimes como organização criminosa, roubo qualificado e posse ilegal de armas. Em nota, o MP-AC destacou que ele é reconhecido como um dos principais líderes do grupo, tendo desempenhado um papel central em diversas ações criminosas atribuídas à facção.

Até o momento da publicação desta reportagem, não havia sido confirmada a data para a transferência de Lima de volta ao estado do Acre, onde deverá cumprir sua sentença.

Fonte: G1 CE.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *