Valdenir Inácio Pinho (36) anos, foi preso na tarde de segunda-feira(17) na localidade de Venâncio, zona rural de Itapajé, após diligências realizadas pelo Núcleo de Investigação Criminal(NUINC) da Delegacia Municipal de Polícia Civil de Itapajé, sob o comando da Delegada Rogéria Sousa e, com o apoio do Policiamento Ostensivo Geral(POG)sob o comando do Ten. Everardo.
A ação integrada das forças de segurança de Itapajé fora executada após a ex-companheira de Valdenir Inácio chegar na sede da Delegacia de Polícia Civil de Itapajé bastante abalada e declarando que Valdenir Inácio, seu ex-companheiro, estava na casa da sua mãe no distrito de Venâncio, portando uma arma de fogo e, ameaçando todos que estavam na referida residência, após a colheita das informações, a equipe de Policiais Civis com o apoio do POG, se dirigiram para o sítio das agressões e, chegando próximo ao local dos fatos se depararam com Valdenir Inácio guiando sua motocicleta no sentido São Miguel de baixo, momento que foi interceptado pela equipe de Policiais Civis que o abordaram poucos metro da referida casa e, detectaram que Valdenir Inácio ainda estava portando um revólver cal.38 com seis munição intactas e uma faca, oportunidade que a equipe de Policiais Civis deram voz de prisão, e o conduziu até a sede da Delegacia de Polícia Civil para ser apresentado a Autoridade Policial para serem adotados os procedimentos legais e cabíveis. Posteriormente Valdenir Inácio foi recolhido à Cadeia Pública local, ficando à disposição da Justiça.
Valdenir Inácio Pinho foi enquadrado no Art. 14 da lei 10.826/03 (estatuto do desarmamento) e no Art. 147 c/c Art. 7 da lei 11.340/06, (lei de violência doméstica e familiar contra a mulher).