Nessa tarde de Sexta-feira 12/01, uma ação da Policia Civil denominada de “FUNRURAL” culminou na prisão de EDGLEISON NOGUEIRA DE MIRANDA, vulgo “Gleison do Coió”, 37, o qual é suspeito de ter praticado diversos crimes de estelionato nas cidades de Aracoiaba, Redenção, Baturité, Solonopoles, Quixeramobim, dentre outras. A prisão ocorreu em Aracoiaba-CE.
Segundo o Delegado Joel Morais que coordenou a “OPERAÇÃO FUNRURAL”, “GLEISON DO COIÓ” já vinha sendo investigado pelas Delegacias de Baturité e de Aracoiaba pelo cometimento de crimes de estelionato em desfavor de idosos nos respectivos municípios. Estima-se que somente em Aracoiaba o criminoso tenha feito cerca de 20 (vinte) vítimas, todas elas idosos aposentados ou pensionistas.
Sobre informações do criminoso, afirma o Delegado que “GLEISON DO COIÓ”, depois de identificar o idoso que seria vítima do golpe, ia até a casa do mesmo (geralmente no interior), apresentava-se como funcionário da Caixa Econômica ou do INSS, informava que o benefício da referida pessoa iria ser cancelado caso não entregasse cartão do banco e senha para o mesmo solucionar a pendência. Aflito, o idoso entregava e o criminoso sacava todos os valores disponíveis, depois se desfazia do cartão.
O dinheiro arrecadado nos crimes cometidos contra os idosos, segundo a investigação, o suspeito gastava com roupas, relógios, presentes para as colegas, bebidas e em farras com os “amigos” contraídos pela cidade onde agia, sendo que quando da prisão do mesmo, fora apreendido na posse dele alguns cartões (um deles de um idoso), relógio, veículo e diversas roupas de grife, tudo supostamente proveniente dos crimes.
O capturado, o qual estava há meses residindo em Aracoiaba na casa de uma suposta amiga é natural de Quixeramobim, onde responde por crimes de roubo e estelionado, sendo que há um mandado de prisão em aberto contra o mesmo oriundo daquele município do Sertão Central.
A prisão de “GLEISON DO COIÓ” só foi possível graças à troca de informação entre Policiais Civis de Aracoiaba e Quixeramobim, bem como, devido às vítimas dos golpes terem registrado Boletim de Ocorrência nas Delegacias locais denunciando o suposto estelionatário.
IMPORTANTE: Caso alguém da região que tenha sido vítima reconheça o criminoso, favor se dirigir até a Delegacia de Aracoiaba a fim de fazer o reconhecimento do suspeito. Com relação às vítimas residentes em outros municipios, dirijam-se à Delegacia dos seus respectivos Municípios.