Um casal de turistas foi vítima de uma tentativa de assalto na recepção de uma pousada na Praia do Cumbuco, Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, na última segunda-feira (29). A amapaense Mary Oliveira, de 46 anos, morreu no local, enquanto seu companheiro, o inglês Phil Gray, foi socorrido e está internado aguardando cirurgia.
Phil e Mary foram abordados por um assaltante durante o check-out. O criminoso tentou roubar uma quantia em dinheiro que o casal carregava, e durante a luta, ambos foram baleados. Phil foi levado para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, enquanto Mary morreu na pousada.
Segundo Clara Thalia, filha de Mary, era a segunda vez que o casal visitava a Praia do Cumbuco. Mary, que morava em Macapá, capital do Amapá, e Phil, que vive em Epsom, no Reino Unido, costumavam viajar frequentemente para se encontrar. Nesta viagem, planejavam passar uma semana no Cumbuco e retornar a Macapá no dia do incidente.
Mary Oliveira, esteticista e estudante de psicanálise, tinha dois filhos e um neto. Ela e Phil se conheceram em 2018 pela internet e mantinham um relacionamento à distância. Phil trabalha como técnico de futebol em uma escola na Inglaterra.
Após o assalto, Phil fez uma chamada de vídeo para os filhos de Mary enquanto aguardavam socorro. Segundo Clara Thalia, “Ele estava segurando a mão da minha mãe o tempo todo, e a minha mãe apertou a mão dele e depois soltou. Então a gente acha que foi nesse momento que ela faleceu.”
Mary foi enterrada na última quinta-feira (1º) no Cemitério São José, em Macapá. Phil Gray continua internado em um hospital particular de Fortaleza, aguardando uma cirurgia para remover uma bala alojada perto de sua coluna. Na quarta-feira (31), ele expressou seu pesar pelo ocorrido em suas redes sociais.
A Polícia Civil acredita que os criminosos sabiam que o casal estava com uma grande quantia de dinheiro, aproximadamente R$ 40 mil, fruto de uma troca em uma casa de câmbio em Fortaleza. Três suspeitos foram presos na última terça-feira (30), mas o homem que atirou no casal continua foragido.
Os criminosos abordaram o casal falando inglês e utilizaram roupas com logotipos falsos para se passarem por entregadores. Imagens obtidas pela polícia mostram os suspeitos trocando de roupa após a tentativa de assalto para evitar o reconhecimento.
Os suspeitos presos são:
- Um homem de 38 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação para o tráfico, capturado no Bairro Castelão, Fortaleza.
- Um homem de 27 anos, também com antecedentes por tráfico de drogas, preso no Bairro Castelão, Fortaleza.
- Um homem de 22 anos, localizado no Bairro de Fátima, Fortaleza.
Durante as prisões, foram apreendidos celulares, uma camisa e um capacete utilizados no crime. Os três suspeitos foram autuados por latrocínio e encaminhados à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
Fonte: G1 CE.