Considerado um dos principais protagonistas do maior furto bancário já registrado no Brasil, o caso do ataque ao Banco Central, em Fortaleza, em agosto em 2005, o cearense Raimundo Laurindo Barbosa Neto foi preso mais uma vez. Desta vez, acusado de tráfico de drogas. A captura aconteceu na manhã desta terça-feira (18) na terra natal do acusado, a cidade de Boa Viagem (a 217Km de Fortaleza).
O ladrão de bancos e traficante foi apanhado durante uma operação de rotina realizada por uma patrulha do Comando Tático Rural (Cotar), tropa especializada no combate ao crime no sertão e que pertence ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). No momento da abordagem, “Neto Laurindo”, como é conhecido, estava desarmado e não portava drogas, mas logo os policiais verificaram que contra ele existia um mandado de prisão em aberto. Acusação: associação para o tráfico e tráfico de entorpecentes.
Laurindo logo confessou quem era e foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Boa Viagem. No entanto, por medida de segurança, a cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) decidiu que ele deveria ser imediatamente trazido para Fortaleza. Por pertencer a uma organização criminosa, o suspeito poderia ser resgatado daquela cidade.
“Neto Laurindo” já está em Fortaleza. Foi recolhido à carceragem da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), instalada no Complexo das Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Fátima, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual e também da Justiça Federal.
Por: Fernando Ribeiro.