O Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (16), a entrega de 59 novos veículos para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas. A cerimônia aconteceu na Praça Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da SSPDS, Roberto Sá, e outras autoridades.
Os novos veículos serão utilizados em ações preventivas, ostensivas, investigativas e periciais, além de reforçar a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips/SSPDS), responsável pelo cuidado da saúde física e mental dos profissionais de segurança. O investimento total foi de R$ 6.091.715,49, distribuídos entre 36 veículos para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), 12 para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), três para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), seis para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e dois para a Abips/SSPDS.
Durante a solenidade, o governador Elmano de Freitas destacou a importância dos investimentos para a continuidade da redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e outros indicadores criminais. “Estamos intensificando o trabalho da segurança pública com a contratação de novos policiais, aumento de horas-extras e operações nos fins de semana”, afirmou.
O secretário Roberto Sá reforçou que os investimentos não se limitam apenas à aquisição de veículos, mas também à ampliação do efetivo, tecnologia e melhorias nas condições de trabalho. “Com esses investimentos, podemos atuar de forma contínua, dia e noite, em defesa da nossa população”, disse. Ele também anunciou o lançamento de uma nova operação na Grande Fortaleza, envolvendo 587 profissionais, 168 viaturas e 85 motocicletas.
Desde janeiro de 2023, já foram entregues 349 viaturas às Forças de Segurança do Ceará, fortalecendo o combate à criminalidade e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam na área.
Além do governador e do secretário da SSPDS, participaram do evento o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Savyo, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Cláudio Barreto, o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, entre outros representantes das forças de segurança do Estado.