Um servidor público de 32 anos aplicou um contragolpe no WhatsApp depois de receber pedidos de transferência de dinheiro por mensagem de texto e decidir enganar o golpista que, na esperança de ganhos mais altos, chegou a depositar R$ 228 na conta de quem achava ser uma potencial vítima.
A vítima mora em Brasília e recebeu um pedido de ajuda financeiro enviado pelo número de um amigo de São Paulo, no final de 2021. Mas, já avisado do uso indevido do telefone, passou a engajar com o emissor da mensagem e resolveu contra-atacar.
Na mensagem, o golpista diz que precisa de dinheiro para “um pagamento particular” e pede por uma transferência de R$ 1.980. Segundo Nicolas, o golpista pedia por uma transferência pelo PicPay, fintech brasileira que permite a realização de PIX por meio do cartão de crédito, com a cobrança de uma taxa. “Eu falei que estava sem dinheiro na conta e que iria transferir o valor utilizando o cartão. Aproveitei e emendei a história dizendo ‘Você lembra que está me devendo também?’ E ele caiu”.
Com informações do UOL Notícias