A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação “Ubiquidade”, que investiga suspeitas de fraudes previdenciárias em uma agência do INSS no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O foco da ação são duas estagiárias que, segundo a PF, estariam envolvidas na liberação irregular de benefícios previdenciários para a contratação de empréstimos consignados, sem o consentimento dos beneficiários.
De acordo com as investigações, centenas de segurados do INSS teriam comparecido à agência de Maracanaú, apesar de residirem em outros estados, o que levantou suspeitas sobre a atuação das funcionárias. A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, sendo três deles em Maracanaú e um na cidade de Pacatuba.
As estagiárias são investigadas por possíveis crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos no sistema do INSS. Se condenadas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
O objetivo da operação é reunir mais informações para aprofundar a investigação sobre a atuação de uma suposta organização criminosa que, de forma ilegal, teria facilitado a concessão de benefícios previdenciários com a finalidade de viabilizar empréstimos consignados, posteriormente descontados dos valores recebidos pelos segurados.
A Polícia Federal informou que a análise do material apreendido busca identificar outros integrantes do esquema fraudulento. O nome da operação, “Ubiquidade“, faz alusão ao fato de a agência atender beneficiários de diferentes localidades do país, o que foi um dos indícios das irregularidades investigadas.
Fonte: G1 CE.