O Pente Fino do INSS objetiva diminuir o número de benefícios concedidos, sob a alegação de altos valores gastos com a Previdência, que, em 2016, representou 40% das despesas primárias do Brasil, algo que se torna cada vez mais difícil de sustentar, levando em consideração a crise econômica que o país enfrenta.
Além disso, a “Operação Pente Fino do INSS”, alega que o envelhecimento dos brasileiros pode superfaturar os cofres públicos, uma vez que poderá haver mais pessoas inativas do que ativas.
Cartas de convocação já estão chegando aos beneficiários de auxílio-doença com mais de 55 anos de idade e mais de 2 anos sem perícia médica e para os aposentados por invalidez co menos de 60 anos de idade. Se esse é o seu caso, fique de olho. Após receber a carta de convocação, você tem 5(cinco) dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. Quem não atender á convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso. A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar a perícia. Se não procurar o INSS neste prazo o benefício será cancelado.
O escritório de advocacia RAISA TAVARES orienta você a manter sua documentação médica (atestados/exames/laudos) sempre recentes. Algo muito importante, também, é levar ao conhecimento do INSS/ perito as prescrições médicas de medicamentos de uso contínuo.