Na quinta-feira (01), foi deflagrada uma operação contra corrupção na CPPL V. Após seis meses de investigação, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou juntamente com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), uma operação para combater a corrupção no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), antiga CPPL V, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. O gerente administrativo da unidade foi afastado e um professor terceirizado lotado na unidade preso.
Conforme o MPCE, a operação denominada de “Mecenas”, tinha como principal objetivo apreender documentos e vistoriar o funcionamento da área administrativa do equipamento. Durante as buscas foram abertos armários dos agentes penitenciários.
O servidor afastado foi identificado como Antônio Braga de Lima, o mesmo é suspeito de emitir falsa certidão de trabalhos internos para que os presos obtivesse redução da pena e, por ordem judicial, deve ser mantido afastado das suas funções por 60 dias. Já o professor foi preso portando cerca de um quilo de drogas.
Também foram recolhidos dois aparelhos celulares e medicamentos de uso controlado com efeito psicotrópico. “Ainda analisamos se as armas utilizadas pelos agentes eram registradas”, acrescentou Gesteira.
Fonte: Diário do Nordeste.