A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã deste domingo (16), a operação “Lex Dominatus”, que teve como objetivo cumprir cinco mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em desfavor de suspeitos investigados por integrar um grupo criminoso com atuação em diversos crimes. A ofensiva ocorreu no bairro Vila Peri de Fortaleza e durou até a manhã desta segunda-feira (17). Na ação, uma mulher foi capturada e um adolescente foi apreendido em flagrante em posse de drogas. Detalhes dos trabalhos policiais foram apresentados em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (17), às 11h, na sede da PCCE, no Cisp.
As investigações, coordenadas pelo 5º Distrito Policial (DP), duraram cerca de oito meses e indicaram que os indivíduos são integrantes de um grupo criminoso com atuação com os crimes de tráfico de drogas e ameaças a moradores. Durante a operação, uma mulher, de 38 anos, foi localizada e presa. Contra ela foi cumprido um mandado de prisão. A ação contou com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Drogas e celulares também foram apreendidos.
Segundo investigações, a suspeita, que já possui extensa ficha criminal por crimes de homicídios, tráfico de drogas, associação para tráfico de drogas, integrar grupo criminoso, ameaça e dano, é apontada como chefe de um grupo criminoso. Ainda conforme levantamentos policiais, o companheiro dela, que está recolhido em unidade prisional cumprindo pena por outros crimes, também é apontado como chefe do grupo. Contra o homem também foi cumprido um mandado de prisão. Outros três mandados de prisão foram cumpridos em unidades prisionais.
Durante o cumprimento de mandados, que contou ainda com o apoio de policiais civis de outros distritos policiais, um adolescente, de 16 anos, foi flagrado em posse de maconha e cocaína. Ele foi conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde em desfavor dele foi lavrado um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Agora, os alvos estão à disposição da Justiça.
Fonte: SSPDS.