Polícia Civil Realiza Operação e Prende Três Pessoas por Corrupção na Secretaria de Saúde de Fortaleza.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação que resultou no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva relacionados a um esquema de corrupção envolvendo servidores e profissionais terceirizados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza. Os envolvidos são acusados de crimes de organização criminosa, peculato digital (inserção de dados falsos), corrupção ativa e passiva.

A operação, conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), culminou na prisão de uma mulher de 52 anos, capturada no bairro João XXIII, e dois homens, de 55 e 41 anos, presos nos bairros Montese e Parquelândia, respectivamente. Um quarto suspeito, um homem de 40 anos que é candidato a vereador em Fortaleza, está foragido.

Os investigados são acusados de utilizar perfis falsos para agendar procedimentos cirúrgicos, consultas e exames na rede municipal de saúde. Durante as investigações, a Polícia Civil descobriu que profissionais do setor de Tecnologia da Informação (TI) da secretaria, que haviam detectado o esquema, foram ameaçados de morte pelos envolvidos.

A operação foi autorizada pela Justiça, que expediu mandados de prisão preventiva e determinou o afastamento do sigilo de dados telemáticos e a extração de informações dos celulares apreendidos. Além dos dispositivos móveis, documentos relevantes foram recolhidos e serão usados para subsidiar a continuidade das investigações.

As investigações seguem em andamento sob a responsabilidade da Decor, que busca aprofundar a apuração dos crimes e localizar o quarto suspeito ainda foragido.

Fonte: SSPDS.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *