Polícia Federal Deflagra Operação Contra Financiamento Ilegal de Campanhas em Caucaia.

Nesta sexta-feira (1º), a Polícia Federal iniciou a Operação Peixe, com o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 93ª Zona Eleitoral em Fortaleza, como parte de uma investigação que apura o financiamento ilegal, conhecido como “caixa dois,” de campanhas eleitorais de 2022 e 2024.

A investigação aponta que uma organização criminosa, composta por empresários, funcionários públicos municipais e políticos, teria financiado ilegalmente campanhas para os cargos de deputado federal em 2022 e vereador em Caucaia, nas eleições municipais de 2024.

De acordo com a Polícia Federal, o esquema teria utilizado contas de empresas contratadas pela administração municipal, além de empresas de fachada e “laranjas.” As quantias foram levantadas em espécie, especialmente nas vésperas das eleições, para a suposta compra de apoio político e para despesas não contabilizadas oficialmente. Caso confirmadas, essas práticas podem configurar crimes de lavagem de dinheiro e violações ao Código Eleitoral.

Fonte: @pfceara.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *