O governador do Ceará, Elmano de Freitas, empossou, nesta quarta-feira (26), um total de 428 novos policiais civis, sendo 413 inspetores e 15 escrivães, representando um aumento de quase 10% no efetivo da Polícia Civil do Ceará (PCCE). A cerimônia ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.
Durante o evento, Elmano de Freitas destacou a importância da integração entre todas as Forças de Segurança do estado para enfrentar os desafios da criminalidade. “Nós temos desafios muito grandes pela frente. A carreira de vocês (policiais) se inicia em outra fase da segurança pública do país e do Ceará. Ninguém resolve e enfrenta o crime sozinho. Quem vai resolver isso somos todos nós de maneira integrada. Sei que posso contar com a dedicação, sem olhar hora, sem olhar dia, de cada um aqui. Tenho absoluta convicção que o dia de hoje é importante, pois estamos fortalecendo as forças de segurança e vamos continuar realizando esse trabalho. Esse governador confia absolutamente em vocês. Estamos juntos no que for preciso”, declarou.
Roberto Sá, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, elogiou a motivação dos novos policiais e ressaltou a importância dessa força no combate à criminalidade. “Nosso desafio é hercúleo, mas tão grande quanto o desafio é a nossa motivação. Quando vi o juramento de vocês e vi a empolgação, a emoção, não tive como não perceber o quão gratificante é ser policial. Conto com vocês para seguirmos o trabalho em prol dos cearenses”, afirmou.
Márcio Gutierrez, delegado-geral da Polícia Civil, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio contínuo às forças de segurança. “Esse momento é algo muito importante para a nossa instituição. Gostaria de agradecer ao governador Elmano de Freitas por tudo que vem sendo feito pela segurança pública do Ceará, sobretudo a Polícia Civil. Hoje vivemos um momento extremamente importante para que tenhamos um debate com os outros poderes, buscando juntos conseguir resultados mais efetivos e mais eficientes para a população”, disse.
Leonardo Barreto, diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), relembrou a trajetória dos empossados até esse momento. “A Aesp tem um orgulho institucional de ter contribuído com esse momento de todos os senhores e senhoras. Como diz nosso hino, sejam bem-vindos com muito orgulho, garra e brio. Contem conosco”, declarou.
Sonho Realizado
Isaías Pimentel, agora policial civil, compartilhou a alegria de realizar um sonho de infância e seguir a carreira do pai. “Minha família está concretizando esse sonho comigo. Esperei muito por esse momento. Espero ajudar bastante a sociedade cearense”, contou.
Lucélia Gonçalves, que buscava uma vaga nas forças de segurança do Ceará desde 2017, também celebrou a posse e já vislumbra novos objetivos dentro da instituição. “Desde que entrei na faculdade que já queria essa nomeação. Me apaixonei por direito penal e buscava ingressar na corporação. Hoje estou feliz com essa posse, um verdadeiro presente do nosso governador. Agora é buscar um outro sonho, de ser delegada”, revelou.
Fortalecimento da Segurança Pública
A posse dos novos policiais é parte das ações do Governo do Ceará para reforçar as Forças de Segurança no combate à criminalidade. Em junho deste ano, o governador Elmano de Freitas adotou outras medidas importantes, como a entrega de 68 viaturas para a Polícia Militar, o anúncio de um reforço financeiro para ampliar as operações e a atuação de mais 1.300 profissionais, além da realização de blitzes em áreas com maior incidência criminal através da operação Reforço Especializado. O governador também enviou um pacote de medidas à Assembleia Legislativa e convocou mais profissionais para fortalecer ainda mais a segurança pública no estado.