SSPDS Lança Operação “Shamar” no Combate à Violência Contra a Mulher.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou na última quinta-feira (1) a operação “Shamar”, uma ofensiva nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que se estenderá até o fim de agosto de 2024. A iniciativa visa intensificar as ações de combate à violência contra a mulher.

No Ceará, a operação é guiada pelos indicadores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e conta com a colaboração de diversas unidades, incluindo a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria de Inteligência (Coin), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Civil (PCCE) e Polícia Militar (PMCE).

Durante a “Shamar”, as forças de segurança do Ceará realizarão ações preventivas, repressivas, ostensivas e educativas em todo o Estado, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do combate à violência de gênero. A operação faz parte do “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Capturas no 1º Dia

No primeiro dia da operação, foram realizadas nove capturas, incluindo seis flagrantes e três cumprimentos de mandados de prisão relacionados a crimes como violência doméstica, estupro de vulnerável e descumprimento de medidas protetivas. As ações ocorreram em diversas cidades, incluindo Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus.

Em Beberibe, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 36 anos suspeito de violência doméstica, após ele agredir a companheira de 24 anos. O agressor, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi autuado por lesão corporal no âmbito da violência doméstica.

Em Baturité, a Polícia Militar prendeu um homem de 21 anos, que já responde por receptação, por lesão corporal contra uma adolescente de 17 anos. A vítima solicitou uma medida protetiva de urgência contra o agressor.

Ações Educativas

Além das ações repressivas, a operação “Shamar” também incluirá atividades educativas ao longo do mês de agosto. A PCCE e a PMCE promoverão palestras, reuniões, grupos temáticos e outras ações de orientação sobre a violência contra a mulher.

Denúncias

A população pode colaborar com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181. Também é possível denunciar através do site do serviço 181, disponível no endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

A operação “Shamar”, cujo nome em hebraico significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”, reforça o compromisso das autoridades com a proteção das mulheres e o combate à violência de gênero no Ceará.

Fonte: SSPDS.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *